sábado, 12 de setembro de 2015

OPINIÃO: "O Espelho de Cassandra", de Bernard Werber


O livro "O Espelho de Cassandra" terminou de ser escrito por Bernard Werber em 23 de junho (mesmo dia em que nasci; e mesmo dia em que um rapaz se atirou da Torre Montparnasse, exatamente como acontece no primeiro trecho do da história) de 2009.  Esta obra tem 555 páginas e é dividida em três partes: Será Uma Vez, É Uma Vez e Era Uma Vez. As partes são subdivididas em 235 trechos devidamente numerados. A temática do livro é bem espalhada (apesar da capa sugerir que o tema central é "vidência", muitas vezes este aspecto é jogado para escanteio), Dentre os temas tratados estão: autismo, mendicância, alienação, política e questões ambientais, reencarnação, carma, transcendência etc.


BREVE OPINIÃO


 Verossimilhança 
(a quantidade de vezes em que objetos convenientemente aparecem num local; planos infalíveis que só são infalíveis porque o autor decide que são; mudanças abruptas de postura de certos personagens etc.)
Coerência estilística 
(constante mistura de narrativa jornalística e prática, narrativa mais rebuscada e palavras vulgares aleatoriamente jogadas no meio etc.)
Construção de personagens 
(mudanças repentinas de atitude/opinião; uma personagem feminina que claramente representa mais a forma como o autor vê mulheres do que a forma como mulheres são etc.)
Estrutura da história 
(estrutura bastante linear; momentos mais emocionantes no meio do livro, e não no encerramento; clímax fraco.)
Ritmo dos acontecimentos 
(bastante ação, principalmente na segunda parte do livro; alguns trechos em que as reflexões de Cassandra são demasiadamente longas e cansativas.)
Críticas e Mensagens transmitidas 
(o livro é repleto de críticas sociais, econômicas e até espirituais; em minha opinião, o ponto mais forte desta obra.)
Originalidade ☺
(personagens, assuntos tratados e estilo de escrita são bastante diferentes de tudo que já li.)

Para ler o resumo completo, acesse:

Um comentário:

  1. O Espelho de Cassandra é um livro meio complicado mas se se esforçar para ler vai ver que ele é um otimo livro

    ResponderExcluir