segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

CLICKBAIT


Clickbait ("isca para cliques") é um termo que designa conteúdo virtual voltado à geração de renda oriunda de anúncios onlines, às custas de qualidade ou exatidão. Funciona à base de títulos sensacionalistas, ícones chamativos e práticas de encorajamento de compartilhamento. Explora uma lacuna de curiosidade causada por informações incompletas: a ideia reside em simultaneamente compartilhar só o suficiente para que os leitores saibam no que estão clicando, e omitir o suficiente para compeli-los ao clique. 
O site americano Upworthy tem conquistando milhões de acessos graças ao clickbait embutido em seus títulos sentimentalistas, com duas frases de comprimento. Referidas manchetes são testadas num grupo de controle, de modo que a que tiver melhor performance é escolhida para encimar o artigo.
Metralhado por críticas, o Upworthy se defende argumentando que não há virtude em deixar grandes vídeos, artigos e imagens caírem em esquecimento simplesmente por falta de um título que seja suficientemente apelativo. Naturalmente o argumento do "meu conteúdo vale a pena o clique, então tudo bem" se torna problemático num ambiente em que todos acreditam que seus respectivos conteúdos são excelentes. 
Outro argumento é o de que o sucesso também depende de compartilhamento, e que este só ocorrerá se o conteúdo for de qualidade, independentemente de o título ser clickbait ou não.
De toda forma, o sucesso de sites que adotam o clickbait força os demais a fazerem o mesmo para se manterem competitivos. Além disso, é comum que o leitor - ou espectador, em caso de o conteúdo ser audiovisual - se sinta manipulado e estúpido, razão pela qual a prática tem sido alvo de tanto ódio. 
A longo prazo, de toda forma, esta estratégia pode se voltar contra quem a adota, em especial no que diz respeito aos youtubers. Isto porque estes produtores de conteúdo têm uma relação pessoal e de confiança com o público, que muitas vezes recebe até um apelido carinhoso. Acontece que, assim como essa relação de confiança  e proximidade tem tornado canais do Youtube mais apelativos do que atrações televisionadas (marcadas pelo distanciamento pessoal advindo do profissionalismo), ela também cria uma responsabilidade video maker de conteúdo para seu público. Desta forma, quando o youtuber começa a adotar práticas que visam criar expectativas em seu espectador, só para depois frustrá-las, a tendência é que a relação de proximidade e confiança seja maculada pela impressão de que o espectador é, no final das contas, só um número mercantilizável. 
Em agosto de 2014 o Facebook anunciou medidas técnicas de redução do impacto do clickbait na rede social. Também há sites que têm adotado modelos de anúncios baseados na qualidade do conteúdo anunciado, ao invés do anúncio com base na quantidade de cliques. Finalmente, a tendência é que o próprio espectador se torne consciente deste tipo de manipulação e passe a evitá-la.

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FONTES
Clickbait project (imagem).
Wikipédia.
The Atlantic.
The Daily Beast.
Minha própria opinião mesmo. 

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